O rigor científico em pesquisa quanto à fidelidade e à validade dos resultados obtidos: uma experiência da utilização da técnica qualitativa na prática avaliativa

Ana Lúcia Fontes de S. Vasconcelos, Ana Cristina Brito Arcoverde
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20070602004

Texto completo:

Artigo

Resumo

Este artigo tem como objeto refletir sobre o entendimento do rigor científico em pesquisa quanto à fidedignidade e à validade dos resultados obtidos, indo além da precisão dos dados. Sua relevância é em função da possibilidade do compartilhamento produtivo de seus procedimentos e resultados. O método utilizado foi o indutivo, com técnicas de coleta e tratamento de dados pela observação direta intensiva e questionários do tipo semi-estruturado, com escalas para medir atitudes, com procedimentos de análise dos dados para questões padronizadas estruturadas, através da estratégia da técnica estatística do SPSS (Statistic Package for Social Sciences), utilizando-se desvios-padrão e freqüências das distribuições. Elaborou-se a análise de conteúdo a partir do levantamento de temáticas através da técnica qualitativa do Mapa de Associação de Idéias e da técnica de análise estatística de texto pela plataforma do Alceste. A estratégia da pesquisa foi construída através do estudo de caso do Programa de Liderança e Desenvolvimento Social (PLDS). Concluiu-se existir uma efetiva contribuição para o conhecimento, descrição e explicação de fenômenos quando se faz a utilização das técnicas de forma complementar, o que evidencia situações não postas na realidade por estarem no âmbito dos indivíduos e/ou grupos, sendo estes influenciadores dos resultados. Elaborou-se a análise de conteúdo a partir do levantamento.

Palavras-chave

Alceste; Avaliação; Técnica Qualitativa


Compartilhe


Referências


ALIANÇA CAPOAVA. Alianças e parcerias: mapeamento das publicações brasileiras sobre alianças e parcerias entre organizações da sociedade civil e empresas. Coord. Cristina Meirelles. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Aliança Capoava, 2005.

GASKELL e BAUER. Palavras-chave em contexto: análise estatística de textos. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ:Vozes, 2002.

SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construcionista. Psicologia & Sociedade. V. 15, n. 2, jul/dez. São Paulo: ABRAPSO, 2003.

SPINK, Peter Kevin. SPINK, Mary Jane P.. A ética na pesquisa social: da perspectiva prescritiva à interanimação dialógica. Revista PSICO. v.31, n.1, jan./jul., Porto Alegre: 2000.

SPINK, Mary Jane P., LIMA, Helena. Rigor e visibilidade: a explicação do espaço da interpretação. In: SPINK Mary Jane P. (org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 1999.

KRONBERGER, Nicole; WAGNER, Wolfgang. Palavras-chave em contexto: análise estatística de textos. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 3.ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

RICHARDSON, Roberto Jarry (et al.). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed., São Paulo: Atlas, 1999.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.