Empreendedores e inovação: contribuições para a estratégia do empreendimento

Mauricio Henrique Benedetti, Karina Maria Rodrigues Rebello, Daniela Ester Copolo Reyes
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20060501005

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Artigo

Resumo

O interesse pelo tema empreendedorismo e inovação tem aumentado nos últimos anos, podendo mencionar-se o crescente número de publicações e a abertura de espaço para discussão em importantes congressos de administração. Tal constatação motivou a pesquisa exploratória apresentada neste artigo realizada junto aos empreendedores do setor de panificação do município de São Paulo que implementaram inovações em seus negócios, convertendo suas padarias de um modelo tradicional para o modelo chamado de conveniência. Os resultados obtidos a partir de entrevistas com esses empreendedores mostraram que o processo de geração e implantação de inovações contínuas é motivado pela busca por vantagens competitivas. Como principal fonte de recursos do processo de inovação nesses pequenos negócios, encontrou-se a própria capacidade e personalidade do empreendedor, a partir de seu conhecimento, ambição, visão, otimismo e propensão em lidar com os riscos inerentes às inovações.

 


Palavras-chave

Inovação; empreendedorismo; estratégia


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