A RELAÇÃO ENTRE PERFIL E PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Antonio João Hocayen-da-Silva, Marcos de Castro, Cristiano de Oliveira Maciel
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20050402005

Texto completo:

Artigo

Resumo

Voltado para a questão da qualidade no ensino superior o presente estudo busca investigar prováveis relações entre perfil profissional dos professores de administração e suas práticas de docência, mais especificamente as tecnologias de ensino e avaliação. Essas relações foram exploradas por meio de um levantamento com mais de duzentos docentes em Curitiba (PR). O artigo inicia com breve panorama da atual realidade do curso de administração e da qualidade do ensino. Discute ainda o perfil dos docentes e suas práticas. Com o uso de estatísticas descritivas e o teste Qui-quadrado realizou-se a perfilação dos especialistas, mestres e doutores e descrição de suas práticas de ensino e avaliação. Por fim, o artigo apresenta a existência de grande homogeneidade de tais práticas entre professores com diferentes níveis de formação e tece apontamentos mais gerais no que concerne à questão da qualidade do ensino superior na área de administração.

 

 


Palavras-chave

Perfil; Práticas de Docência; Tecnologias de Ensino


Compartilhe


Referências


BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 20/03/2005.

COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – CEEAD. Padrões de qualidade para cursos de graduação em administração. Brasília: MEC, 2002.

CRUBELATTE, J. M. Parâmetros de qualidade de ensino superior: análise institucional em IES privadas do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração). Fundação Getúlio Vargas/ EAESP/FGV, São Paulo, 358 p. 2004.

CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: MOROSINI, M.; LEITE, D. B. C. (Orgs.) Universidade futurante. São Paulo: Papirus Editora, 1997.

FESTINALLI, R. C. A formação de mestres em administração: por onde andamos?. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, Anais... Brasília: ANPAD, 2005.

FOLLET, M. P. The teacher-student relation. Administrative Science Quarterly, p. 137-149, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da educação superior: resultados e tendências. Disponível em: <

http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/resultados/resultados_tendencias.htm>. Acesso em: 20/03/2005.

KARAWEJCZYK, T. C.; ESTIVALETE, V. F. B. O sentido do trabalho e o desenvolvimento de competências: perspectivas sob a ótica do professor universitário. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2, Anais... Recife: ANPAD, 2002.

LIMA, M. C. Ensino, pesquisa, capacitação e titulação docente no ensino da graduação em administração. In: ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 16, Anais... Belo Horizonte: ANGRAD, 2005.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1990.

MELLO, S. C. B.; DUTRA, H. F. O.; OLIVEIRA, P. A. S. Avaliando a qualidade de serviço educacional numa IES: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação. Organização & Sociedade, Salvador, v. 8, n. 21, p. 125-137, Mai./Ago. 2001.

MINTZBERG, H.; GOSLING, J. Educando administradores além das fronteiras. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 29-43, Abr./Mai./Jun. 2003.

MOTTA, F. C. P. A questão da formação do Administrador. Revista de Administração de Empresas, v. 23, n. 4, p. 53-55, Out./Dez. 1983.

NASSIF, V. M. J.; HANASHIRO, D. M. M. A competitividade das

universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 95-114, Jan./Jun. 2002.

NEUMAN, L. W. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Allyn & Bacon, 1997.

PAULA, A. P. P. Tragtenberg e a resistência da crítica: pesquisa e ensino na administração hoje. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 77-81, Jul./Set. 2001.

PROVINCIALI, V. L. N.; SARAIVA, L. A. S.; MESQUITA, H. T.; CAMPOS, L. O. B. N. A graduação em administração sob a ótica discente: um estudo comparativo em instituições de ensino superior de Sergipe. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 19-36, Abr./Jun. 2005.

SPIEGEL, M. R. Estatística. 2 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1988.

TEIXEIRA, C. H. A identificação de competências em instituições de ensino superior: uma abordagem estratégica. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 8, Anais... São Paulo: SEMEAD, 2005.

TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

VALADÃO JR., V. M.; GABRIEL, F. S.; MORIGUCHI, S. N. Avaliação do curso de administração da UFU: validando os 8A`s. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 8, Anais... São Paulo: SEMEAD, 2005.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.

VERGARA, Sylvia C. Repensando a relação ensino-aprendizagem em administração: argumentos teóricos, práticas e recursos. Organização & Sociedade, v. 10, n. 28, p. 131-142, Set./Dez. 2003.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.