Modelagem e simulação empresarial aplicada ao ensino da administração

Miguel Eduardo Moreno Añez, Josué Vitor de Medeiros Júnior, Fernando Porfírio Soares de Oliveira
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20070602005

Texto completo:

Artigo

Resumo

Apresenta uma metodologia didática de modelagem e simulação empresarial, que compreende atividades de compreensão de problemas organizacionais, construção de modelos causais e de modelos de simulação, através do software de simulação empresarial SIMADM. Através desta metodologia de fixação dos conteúdos lecionados em sala de aula e/ou à distância nas disciplinas do curso de administração, pretende-se estimular o exercício do pensamento sistêmico por parte de alunos e professores, disponibilizando não apenas a simulação, mas uma dinâmica de construção do conhecimento que permita a compreensão das inter-relações determinantes no comportamento dos sistemas e como decisões em partes específicas do sistema impactam em outras partes, no tempo e espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica auto-dirigida em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes, num exercício de experimentação baseado na construção de modelos de simulação de uma “realidade” caracterizada pela complexidade dinâmica.

Palavras-chave

Modelagem e Simulação Empresarial; Software SIMADM; Pensamento Sistêmico


Compartilhe


Referências


ALDRICH, Clark. Simulations and the future of learning: An innovative (and perhaps revolutionary) approach to e-learning. San Francisco: Pfeiffer,2004.

ANDRADE, Aurélio, L. Pensamento sistêmico: um roteiro básico para perceber as estruturas da realidade organizacional. PPGEP/UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil. REAd – Revista Eletrônica de Administração. Edição 5, v.3, no 1, Junho de 1997.

ANDRADE, R. O. B. de et al. Pesquisa nacional sobre o perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do administrador. Brasília: Conselho Federal de Administração, 2004.

AZRIEL, Jay; STARR, Ervin. Building a Sustainable Strategic Advantage in the Third Millennium: A Case Method Approach. The 23rd International Conference of the System Dynamics Society. 17 a 21 de julho, 2005. Boston.

BARÇANTE, Luiz C. & PINTO, Fernando Castro. Jogos de Negócios: Revolucionando o aprendizado nas empresas. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.

BAUER, Márcio André Leal. Os paradoxos da administração:

ambiguidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD. Salvador, v. 5, no 4, p. 41-58, outubro/novembro/dezembro 2004.

FERNANDES, A. C. ; Calôba, G ; MOTTA, R. . Construção de um

Jogo de Logística com o Uso de Dinâmica de Sistemas. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional., 2005, Gramado/RS. Anais do XXXVII SBPO Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2005.

FERNANDES, Amarildo da Cruz. Dinâmica de sistemas e business dynamics: tratando a complexidade em ambiente de negócios. Anais do XXI ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia da Produção, Salvador, out. 2001.

FERNANDES, Amarildo da Cruz. Scorecard dinâmico – em direção à integração da dinâmica de sistemas com o Balanced Scorecard. Tese de Doutorado, COPPE/UFRJ, 2003.

LACRUZ, Adonai José. Jogos de empresas: considerações teóricas. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, v.11, no

, p.93-109, outubro/dezembro 2004.

LAUGENI, Fernando Piero. MARTINS, Petronio Garcia. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

MACHADO, Virginia Maria. Definições de prática pedagógica e a didática sistêmica: considerações em espiral. Revista Didática Sistêmica, Volume 1, 2005.

SAMUR, Mehmet et al. A Computerized Beer Game and Decision-Making Experiments. The 23rd International Conference of the System Dynamics Society. 17 a 21 de julho, 2005. Boston.

SENGE, Peter (Org.). Escolas que Aprendem: um guia da Quinta Disciplina para educadores, pais e todos os que se interessam por educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SENGE, Peter. A Quinta Disciplina: arte e prática da organização que aprende. 16. ed. São Paulo: Best Seller, 2004.

STERMAN, J. Business dynamics: systems thinking and modelling for a complex world. Boston, MA: Irwin McGraw-Hill, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN. Projeto político-pedagógico do curso de administração – modalidade à distância. Disponível em . Acesso em: 04.06.2006.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.