ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE OS 231 CASOS CONCRETOS DO INSTITUTO ETHOS

Franciara Maria de Oliveira
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20060501004

Texto completo:

Artigo

Resumo

Um perfil das estratégias de Responsabilidade Social Corporativa adotadas por empresas no Brasil é o objetivo
principal deste trabalho. Utilizou-se como universo de estudo os 231 Casos Concretos preenchidos
espontaneamente pelas empresas filiadas na página web do Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade
Social (Instituto Ethos). Os casos foram analisados pelo software alemão de análise de dados qualitativos
denominado Atlas.ti 5.0, sob o enfoque metodológico das seis variáveis adotadas por Kotler e Lee (2005) em
Corporate Social Responsability: doing the most good for your company and your cause, como estratégias para
alcançar-se a Responsabilidade Social Corporativa. As estratégias analisadas são: Marketing Social
Corporativo, Marketing de Causa Social, Patrocínio, Filantropia Estratégica, Voluntariado Corporativo e Ação
Social Responsável. Percebe-se que a maioria das empresas que divulgaram suas estratégias de
Responsabilidade Social ainda não tem a percepção plena da utilização dessas estratégias, haja vista que a
grande maioria ainda está classificada com Ação Social Responsável, vindo em seguida o Marketing Social
Corporativo, Filantropia Estratégica, Voluntariado Corporativo, Patrocínio e Marketing de Causa Social


Palavras-chave

Estratégias; Marketing; Responsabilidade Social Corporativa


Compartilhe


Referências


ANDREASEN, Alan R. Ética e Marketing Social. São Paulo: Futura, 2002.

CREDIDIO, Fernando. A outra face do bem. Disponível em: . Acesso

em: 15 dez. 2005.

FONTES, Miguel. Marketing Social revisitado: novos paradigmas do mercado social. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.

GOLDBERG, Ruth. Como as empresas podem implementar

programas de voluntariado. São Paulo: Ethos, 2001.

INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2005.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA-IPEA. Disponível em: . Acesso em: 15 nov.2005.

KOTLER, Philip; LEE, Nancy. Corporate Social Responsibility: doing the most good for your company and your cause. United States: John Wiley e Sons Inc, 2005.

LANTOS, Geoffrey P. The boundaries of strategic corporate social responsibility. Journal of Consumer Marketing, Massachusetts, v. 18, n. 7, p. 595-630, 2001.

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Responsabilidade social e cidadania empresarial: administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

PRINGLE, Hamish; THOMPSON, Marjorie. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção das marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.

ROS, Miguel Barrachina. Acción Social. In: EURO-ENCUENTRO SOBRE RESPONSABILIDAD SOCIAL DE LAS EMPRESAS, 2003, Valencia. Anais... Valencia: Fundación de la solidariedad y el de la comunidade valenciana, 2003, p. 5-7.

ZACCARIA, Rosana Borges. O diálogo da empresa socialmente responsável mediado pela propaganda. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2005.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.