Formação profissional e prática sustentável

João Carlos da Cunha, Ludmilla Meyer Montenegro, Natália Rese, Simone Crocetti
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013010

Texto completo:

Artigo

Resumo

O objetivo deste estudo é a discussão de ideias para a formação de profissionais comprometidos com a prática sustentável, visto que o conceito de sustentabilidade tem sido utilizado de forma constante nas empresas. A pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, e utilizou como método o estudo de três casos em um Instituto Federal de Ensino Superior, situado no estado do Paraná. A análise dos dados baseou-se nos princípios do paradigma e do modelo condicional/consequencial da grounded theory. Os resultados indicam que a adoção do conceito de sustentabilidade na prática profissional é um processo ainda em construção, uma vez que se percebeu pouco ou nenhum comprometimento com o conceito de sustentabilidade nos casos estudados. As conclusões indicam que: (1) os estudantes não têm claro o conceito de sustentabilidade; (2) a construção da noção de sustentabilidade como prática social tem um caminho relevante a ser trilhado; e (3) a sociedade precisa incorporar efetivamente a sustentabilidade como noção importante.


Palavras-chave

Sustentabilidade; prática social; ensino; formação profissional; educação sustentável


Compartilhe


Referências


Allen-Gil, S., Walker, L., Thomas, G., Shevory, T., & Elan, S. (2005). Forming a community partnership to enhance education in sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, 6(4), 392-402.

http://dx.doi.org/10.1108/14676370510623874

Barbieri, J. C. (2011). Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos (3ª ed.). São Paulo: Saraiva.

Berger, P. L., & Luckmann, T. (2003). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu editores, 18ª reimpressão.

Blackburn, W. R. (2007). The sustainability handbook: the complete management guide to achieving social, economic and environmental responsibility. Washington, DC: ELI Press.

Carrillo-Hermosilla, J., Gonzalez, P. D. R., & Könnölä, T. (2009). Eco-Innovation: when sustainability and competitiveness shake hands. New York: Palgrave Macmillan.

Certeau, M. de (1984). The practice of everyday life. California: University of California Press.

Certeau, M. de (1994). A invenção do cotidiano: artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes.

Chia, R., & Rasche, A. (2010). Epistemological alternatives for researching strategy as practice: building and dwelling worldviews. In D. Golsorkhi, L. Rouleau, D. Seidl, & E. Vaara (Eds.). Cambridge handbook of strategy as practice. Cambridge: Cambridge University Press.

http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511777882.003

Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. (1991). Nosso futuro comum (2ª ed.). Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.

Fortuin, I. K. P. J., & Bush, S. R. (2010). Educating students to cross boundaries between disciplines and cultures and between theory and practice. International Journal of Sustainability in Higher Education, 11(1), 19-35.

http://dx.doi.org/10.1108/14676371011010020

Giddens, A. (2003). A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes.

PMCid:PMC1480272

Grauerholz, L. (2001). Teaching holistically to achieve deep learning. College Teaching, 49(2), 44-50.

http://dx.doi.org/10.1080/87567550109595845

Hart, S. L. (2006). O capitalismo na encruzilhada: as inúmeras oportunidades de negócios na solução dos problemas mais difíceis do mundo. Porto Alegre: Bookman.

Henze, C. (2000). Sustainability in teacher training courses in a sample of German universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, 1(3), 280-289.

http://dx.doi.org/10.1108/1467630010378185

Johnson, G., Langley, A., Melin, L., & Whittington, R. (2007). Strategy as practice: research directions and resources. Cambridge: Cambridge University Press.

http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511618925

La Ville, V. de, & Mounoud, E. (2003). Between discourse and narration: how can strategy be a practice? In B. Czarniawska & P. Gagliardi. Narratives we organize by. Sweden: John Benjamin Publishing.

La Ville, V. de, & Mounoud, E. (2006). A narrative view on strategizing and organising: the multiple stories of regional, public yet self-designed, organization. In EGOS Colloquium – European Group for Organizational Studies, 2006. Retrieved from http://www.strategy-as-practice.org

Marschall, R. S., & Harry, S. P. (2005). Introducing a new business course: global business and sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, Vol. 6, Nº 2.

http://dx.doi.org/10.1108/14676370510589882

Meadows, D. H., Meadows, D. L., & Randers, J. (1992). Beyond the limits: confronting global collapse, envisioning a sustainable future. USA: Chelsea Green Publishing Company.

Orlikowski, W. J. (2000). Using technology and constituting structures: a practice lens for studying technology in organizations. Organization Science, 11(4), 404-428.

http://dx.doi.org/10.1287/orsc.11.4.404.14600

Padilha, M. L. de M. L. (2009). Indicadores de desenvolvimento sustentável para o setor têxtil. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, SP, Brasil. Disponível: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-09042009-115825/pt-br.php

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2006). Metodologia da pesquisa (3ª ed.). São Paulo: McGraw-Hill.

Scandelari, V. R. N., & Cunha, J. C. (2011, setembro). O desempenho ambiental de organizações ambidestras: um levantamento junto a empresas da indústria eletroeletrônica. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 35.

Shriberg, M. (2002). Institutional assessment tools for sustainability in higher education. International Journal of Sustainability in Higher Education, 3(3), 254-270.

http://dx.doi.org/10.1108/14676370210434714

Sipos, Y., Battisti, B., & Grimm, K. (2008). Achieving transformative sustainability learning: engaging head, hands and heart. International Journal of Sustainability in Higher Education, 9(1), 68-86.

http://dx.doi.org/10.1108/14676370810842193

Strauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnica e fundamentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

Stubbs, W., & Cocklin, C. (2008). Teaching sustainability to business students: shifting mindsets. International Journal of Sustainability in Higher Education, 9(3), 206-221.

http://dx.doi.org/10.1108/14676370810885844

Warburton, K. (2003). Deep learning and education for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, 4(1), 44-56.

http://dx.doi.org/10.1108/14676370310455332

Weenen, H. (2000). Towards a vision of a sustainable university. International Journal of Sustainability in Higher Education, 1(1), 20-34.

http://dx.doi.org/10.1108/1467630010307075

Whittington, R. (2002). The work of strategizing and organizing: for a practice perspective. Strategic organization, 1(1), 117-125.

Whittington, R. (2006). Completing the practice turn in strategy research. Organization Studies, 27(5), 613-634.

http://dx.doi.org/10.1177/0170840606064101

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos (2ª ed.). Porto Alegre: Bookman.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.