CLASSES SOCIAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS NA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA E SUA INCORPORAÇÃO AO MARKETING

Cecilia Lima de Queirós Mattoso
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20060502010

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artigo

Resumo

Apesar do amplo uso dos conceitos e esquemas classificatórios de classes sociais nos estudos de marketing, a incorporação deste tema pode ser aperfeiçoada por meio de um melhor entendimento de seus elementos e definições dentro da própria sociologia e antropologia. Este estudo faz um levantamento dos principais autores clássicos e contemporâneos da literatura sociológica e antropológica e também da utilização destes conceitos pelo marketing. O presente trabalho está estruturado da seguinte forma: (1) introduz-se a relevância do tema e o objetivo deste trabalho. Em seguida, (2) aborda-se o conceito de classes sociais em sociologia e antropologia. Nesta linha, discute-se como este conceito foi apropriado pela área de Marketing, mostrando (2.1) a cronologia dos estudos de classes sociais na área de comportamento do consumidor.  Por fim, na (3) conclusão discuti-se as utilizações recentes e apresenta-se sugestões de futuras pesquisas.

Palavras-chave

classes sociais; esquemas classificatórios; segmentação e estilo de vida


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