IMPACTOS E DESAFIOS DOS MASSIVE OPEN ONLINE COURSES NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Valéria Feitosa de Moura, Valéria Feitosa de Moura, Cesar Alexandre de Souza
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2017.1601003

Texto completo:

PDF

Resumo

Os MOOCs são um fenômeno recente que tem gerado expectativas tanto nas questões pedagógicas, quanto nas questões estratégicas e econômicas do ensino superior. Desse modo, sistematizar o conhecimento sobre a temática, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), torna-se relevante. Assim, o objetivo desse estudo foi realizar uma RSL, conforme proposto por Kitchenham (2004), para identificar o estado da arte sobre os impactos e desafios dos MOOCs no ensino superior. Os principais impactos dos MOOCs estão relacionados as suas características de abertura e atendimento massivo, que possibilitam acessibilidade e democratização do ensino. Esses cursos estão sendo incorporados ao ensino superior por meio da utilização de modelos híbridos de ensino e, como são um fenômeno recente, precisam superar diversas barreiras, como as baixas taxas de conclusão e o impacto limitado no acesso de grupos de alunos menos favorecidos. Muitas ações estão sendo avaliadas e implantadas nesse sentido.Os MOOCs são um fenômeno recente que tem gerado expectativas tanto nas questões pedagógicas, quanto nas questões estratégicas e econômicas do ensino superior. Desse modo, sistematizar o conhecimento sobre a temática, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), torna-se relevante. Assim, o objetivo desse estudo foi realizar uma RSL, conforme proposto por Kitchenham (2004), para identificar o estado da arte sobre os impactos e desafios dos MOOCs no ensino superior. Os principais impactos dos MOOCs estão relacionados as suas características de abertura e atendimento massivo, que possibilitam acessibilidade e democratização do ensino. Esses cursos estão sendo incorporados ao ensino superior por meio da utilização de modelos híbridos de ensino e, como são um fenômeno recente, precisam superar diversas barreiras, como as baixas taxas de conclusão e o impacto limitado no acesso de grupos de alunos menos favorecidos. Muitas ações estão sendo avaliadas e implantadas nesse sentido.

Palavras-chave

MOOC; revisão sistemática da literatura; impactos e desafios; ensino superior