GESTÃO DAS INFORMAÇÕES E DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

Fernando Antonio de Melo Pereira, Alinne Pompeu Cunha de Queiros, Aline Guerra Galvão, João Paulo Damasio Sales
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2012.1102004

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Resumo

O Brasil vive hoje um momento de crescimento econômico em que as organizações buscam novas estratégias baseadas em modelos de gestão integrados, que permitam que se tornem competitivas em nível global. Dessa forma, as organizações públicas têm a necessidade de implantar novos sistemas de gestão, inspirados nos adotados pela iniciativa privada para que atendam satisfatoriamente as exigências dos seus usuários internos e externos, como é o caso do programa GESPÚBLICA. O presente trabalho tem como objetivo verificar o grau de aderência dos processos gerenciais do CREA-RN para a gestão de informações e conhecimento ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, adotado pelo programa GESPÚBLICA. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários baseados nos itens que compõem o Critério 5 – Informações e conhecimento, do Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (IAGP). Os resultados da pesquisa apontam que a organização possui tecnologias com potencial estratégico, com uso do sistemas de informação de forma eficiente e capaz de promover uma cultura de excelência. O conhecimento na organização é absorvido e validado, contudo, o acesso restrito a inúmeros processos e a informações inerentes a um sistema de gestão integrado, impede que os funcionários desenvolvam um ambiente de gestão participativa, propício para aumentar a produtividade no uso da tecnologia e alcançar a excelência almejada.


Palavras-chave

GESPÚBLICA; gestão da informação; gestão do conhecimento; planejamento estratégico de TI


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