Palavras do editor

Nelkis de la Orden Medina
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2004.030101

Resumo

Neste exemplar, de número um do terceiro ano da Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, temos uma variada gama de artigos, bastante interessantes.

No artigo “Reconhecimento de Voz para Automação Residencial baseado em Agentes Inteligentes”, Marília A. Amaral e Eduardo Cotrin Teixeira descrevem o desenvolvimento de um software de reconhecimento de voz para automação residencial que utiliza arquitetura baseada em agentes inteligentes e que tem como objetivo auxiliar e proporcionar mais independência a pessoas portadoras de necessidades especiais.

José Luiz Andrade Duizith, Lizandro Kirst da Silva, Daniel Ribeiro Brahm, Gustavo Tagliassuchi e Stanley Loh apresentam um software assistente virtual para websites que permite a interação com os usuários através do browser, recebendo perguntas em forma de texto e respondendo automáticamente sem aintervenção humana. No artigo “A Virtual Assistant for Websites” descrevem também as técnicas de inteligência artificial empregadas no software.

O artigo “A Strategy for Selecting Classes of Symbols from Classes of Graphemes in HMM-Based Handwritten Word Recognition”, de Cinthia O. A. Freitas, Flávio Bortolozzi e Robert Sabourin, descreve uma metodologia para seleção de classes de símbolos a partir de classes de grafemas em um sistema de reconhecimento de palavras manuscritas do extenso de cheques bancários brasileiros baseado em HMM (Hidden Markov Models). O artigo discute as definições de primitivas, grafemas e símbolos considerando um enfoque Global para o reconhecimento das palavras.

Nelson D. A. Mascarenhas, Hanumant S. Sawant, Célio E. Morón, Reinaldo R. Rosa, José H. Saito, Hélio C. Guardia e Lilian N. Faria, no artigo “Solar Images Processing in Parallel Environment” relatam o projeto PVA-BDA (Processing, Visualization and Analysis in Parallel Environment of the BDA Data) para processar imagens solares que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos.

“Uma Abordagem para o Processo de Gerenciamento de Configuração de Software” é uma contribuição de João Ronaldo Del Ducca Cunha, Antonio Francisco do Prado e Antonio Carlos dos Santos, neste trabalho os autores descrevem uma abordagem para o processo de GCS, definindo atividades que buscam atender a área de processo de Gerenciamento de Configuração do modelo CMMI.

Em “Metodologias Ágeis Extreme Programming e Scrum para o Desenvolvimento de Software” de Michel dos Santos Soares, o autor apresenta as vantagens das metodologias ágeis para desenvolvimento de software em relação às metodologias tradicionais. São apresentadas as principais características das metodologias ágeis Extreme Programming e Scrum.

Rafael Kunst e Vinicius Gadis Ribeiro no artigo “Implementação do Esquema de Criptografia de Chave Pública Rafaella” apresentam os aspectos históricos da criptografia e descrevem a implementação de um esquema de chave pública chamado Rafaella.

O último artigo “Dedalus – Educação a Distância e Inclusão Digital através de Aplicações Auto-Hospedadas” de Dalila Paiva, Danielle Parga e Carlo Tola Oliveira descreve uma plataforma federada que consiste de uma rede de sites gráficos onde um usuário pode reunir e veicular suas informações com pouco conhecimento tecnológico.

Todos os artigos trazem uma grande contribuição e enriquecem o acervo de trabalhos publicados na revista RESI. Estes trabalhos mostram a qualidade dos trabalhos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos no Brasil.

Aproveitamos para agradecer a todos os membros do conselho editorial e ao corpo de revisores que continuam colaborando ativamente com a revista, assim como os autores dos trabalhos publicados nesta edição que tornaram possível a publicação da mesma.

Campo Largo, novembro de 2004.

Nelkis de la Orden Medina
Editora-Chefe



Compartilhe