Palavras do editor

Jorge M. Barreto
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2006.050201

Resumo

Começamos este número por um tutorial de Christian Aranha, doutorando tendo como co-autor seu orientador o Professor Emmanuel Passos, tutorial este sobre Mineração de Textos. Este assunto é uma aplicação moderna da Inteligência Artificial e o Professor Passos se dedica à IA desde os anos 70 quando, como professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) fazia seu doutoramento na COPPE. Foi depois, por muitos anos Coordenador de Pós-gradução do programa de mestrado em Informática do IME e organizou os primeiros simpósios de IA da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Por ter uma vida dedicada à IA e por sua capacidade em tornar simples coisas complexas, recomenda-se a leitura deste tutorial.

Tem sido feito um esforço para divulgar a revista além de nossas fronteiras e neste número são apresentados 2 trabalhos vindos da Argentina e 2 de Portugal. Esperamos receber submissões também de ouitros paises de língua espanhola, Note-se que 3 artigos são em inglês o que aumenta a penetração da revista em outros paises.

Agradecemos aos que nos visitaram dando um total de mais de 1000 acessos por mes. Isto nos estimula a manter a RESI no ar, gratuita em toda sua extensão, correspondendo a nosso desejo de colaborar na direção de uma UNIDADE de toda a humanidade baseada nas DIFERENÇAS, Se conseguirmos um pequeno passo nesta direção estaremos recompensados pelo nosso trabalho.

Jorge M.Barreto
Editor Chefe



Compartilhe