A INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ana Paula Bonato, Vera Lucia Bianchini Martins

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Resumo

Este artigo objetiva destacar a importância da associação entre alfabetização e letramento na aprendizagem da língua escrita no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, versa as múltiplas facetas dos processos de alfabetização e de letramento e contempla as especificidades e as diferenças existentes entre esses dois fenômenos inerentes ao cenário educacional. Ainda ressaltam-se alguns aspectos relevantes e essenciais que devem ser considerados na escola, a fim de garantirem a entrada plena do educando no mundo letrado, enfatizando a associação imprescindível entre a alfabetização e o letramento para a formação do sujeito crítico/reflexivo. Por fim, relata-se a análise de observações realizadas em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Campo Largo (Paraná - Brasil), no 2.º semestre letivo do ano de 2011, estabelecendo assim relações sólidas entre as ações docentes, entre os registros no plano de aula e entre os pressupostos teóricos que abordam práticas pedagógicas que fortalecem a integração necessária entre os processos de alfabetização e letramento. As considerações finais emergem do confronto frutífero entre as teorias já existentes e a própria realidade escolar. Este trabalho, de cunho qualitativo, possibilitou perceber mais um dentre tantos desafios lançados à escola: alfabetizar letrando.



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Referências


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