DEVERES DE CASA: ESCOLA X FAMÍLIA

Tania Maria Paredes Barros da Silva

Texto completo:

PDF

Resumo

Este artigo visa descrever a percepção que professores e pais possuem em relação ao dever de casa. Para tanto empregou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para dar sustentação teórica ao tema abordado, complementado com estudo de caso utilizando como recurso entrevistas realizadas em escolas do município de São Gabriel de forma aleatória. O questionamento principal foi: Os deveres de casa são importantes no processo educativo e na integração escola e família? Por meio dos dados coletados observou-se que os pais questionados aprovam plenamente o uso do dever de casa como reforço para o aprendizado das crianças e que os professores que participaram das entrevistas responderam que é de praxe dar aos alunos deveres para realizarem em casa como tarefa complementar do estudo diário. O dever de casa é um instrumento importante para desenvolver o hábito de estudo e de pesquisa, da disciplina intelectual, servindo como uma extensão das atividades escolares, aumentando a carga horária de estudos. Tanto pais como professores entendem ser necessário e que auxiliam no desenvolvimento do senso de responsabilidade dos alunos, além de aproximar escola e família, mas alegam falta de tempo, pela vida atribulada que levam atendendo os compromissos de casa e do trabalho.

 

Palavras-chave: Dever de casa. Família.  Escola. Professores.  Ensino-aprendizagem. Metodologia.

 



Compartilhe


Referências


BATISTA, Antônio Augusto Gomes et al Ciclo Inicial de alfabetização: caderno 1. Belo Horizonte: UFMG, FAE, Ceale, 2004. 26p. (orientações para organização do ciclo inicial de alfabetização).

BOOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Org.) Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola. Revista Brasileira de Educação, 25, 94-104. 2004.

FRANCO, O. C. M. Práticas familiares em relação ao dever de casa: Um estudo junto às camadas médias de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. UFMG, 2002.

HENRIQUES, M. E. F. Os trabalhos de casa na escola do 1º ciclo da Luz: Estudo de caso. In P. Silva (Org.), Escolas, famílias e lares: Um caleidoscópio de olhares (pp. 211-230). Porto: Profedições, 2007.

PAROLIN, Isabel. Professores Formadores: a relação entre família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2005

LA TAILLE, Yves de; DANTAS, Heloysa; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

PAULA, F. A. Lições, deveres, tarefas, para casa: Velhas e novas prescrições para professoras. Dissertação (Mestrado Educação). Campinas- São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2000. 167 fl.

RIOS, Zoe; LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: a alfabetização. Belo Horizonte: RHJ. 2009. 132 p.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.