O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO NA AVALIAÇÃO ESCOLAR: ANÁLISES DA OBRA DE PIAGET NO CONTEXTO ATUAL

Ricardo de Souza Machado

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Resumo

Este artigo dedica a análises referentes à obra de Jean Piaget “O possível e o necessário: evolução do possível na criança (volume 1) e evolução do necessário na criança (volume 2)”, com uma dentre as diversas aplicações docentes: a avaliação escolar. A forma como os trabalhos desse grande autor pode ser abordada e articulada com suas próprias práticas e mais as avaliativas do cotidiano com as crianças, ou seja, com as práticas dos inúmeros professores, cada qual a sua maneira, seja prognóstica, diagnóstica, seletiva, classificatória, entre outras, podem ser analisadas, contraditoriamente ou não, dependendo do perfil de cada docente. O objetivo deste artigo é discutir as discrepâncias existentes entre pesquisas tão longínquas de Piaget, realizadas há décadas, com trabalhos docentes em geral, apesar do autor não se voltar diretamente para a avaliação, em nada impede que sejam pensados todos os trabalhos docentes daqueles professores que seguem uma prática mais emancipatória, vinculada às referentes pesquisas, às quais são muito relevantes em argumentações.


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