DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ricardo da Cunha Oliveira Oliveira

Resumo

O presente trabalho visa fazer uma reflexão sobre a existência ou não do homem como professor na Educação Infantil, tendo em vista que este espaço é extremamente feminino e o masculino não tem um lugar de destaque. Cultural e historicamente, o ato do cuidar materno está ligado à mãe e fica bem representada por uma mulher. Por este motivo há muita dificuldade do homem ocupar esse espaço. Através deste artigo a pretensão ficaria a cargo da desmistificação de que a Educação Infantil não se especifica por determinado gênero, podendo ser exercida por quem obtém qualificação profissional e tal barreira/preconceito possa vir a ser desenraizado.



Compartilhe


Referências


FERNANDJES, Natalia. Professores homens são raros no ensino infantil. Disponível em: http://www.dgabc.com.br/Noticia/465476/homens-sao-raridade-entre-professores-do-ensino-infantil?referencia=buscas-lista. Acesso em 13 ago 2014.

SAYÃO, Deborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil:um estudo de professores em creches. 2005. 273 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federalde Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Porto Alegre, Educação e Realidade, vol. 20, (2), jul/dez. 1995.

TEODORO, Luciano Gonçalves. Como o professor homem na educação infantil trabalho o binômio cuidar/educar. Disponível em: http://www.baraodemaua.br/comunicacao/publicacoes/pedagogia/pdf/anaispedagogicos/2013/RELuciano.pdf. Acesso em 13 ago 2014.