PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUAS MEMÓRIAS DE LEITURA

Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin, Silvia Unbehaun Püschel

Texto completo:

PDF

Resumo

O presente trabalho aponta os efeitos dos nossos diálogos, sejam os realizados com diversos autores, sejam os realizados com os relatos das professoras participantes de uma pesquisa realizada por PÜSCHEL(2005) junto a 30 professoras, participantes do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), no qual atuou como formadora. Tendo por base o tempo de experiência dessas professoras e o desenrolar das tendências pedagógicas presentes nos discursos oficiais relativos às políticas públicas do estado e às de âmbito nacional caracterizamos a produção escrita das mesmas acerca de suas memórias sobre sua formação inicial como leitoras, procurando ler cada uma dessas produções e desvelar os sentidos que lhes fomos atribuindo. Os resultados apontam para os efeitos dos tipos de experiência vivenciados enquanto alunas, além dos advindos do próprio exercício da escrita para o (re)encontro pessoal das participantes, para melhor compreenderem suas relações com a leitura e como as propõem a seus alunos

 

Palavras-chave: formação de leitores; práticas de leitura; ensino fundamental.



Compartilhe