EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EXPERIÊNCIA CORPORAL DE MOVIMENTO: VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA INFÂNCIA

Alexandre Paulo Loro

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Resumo

O presente trabalho descreve as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física, em uma escola no município de São Miguel do Oeste - SC, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento de práticas educativas, baseadas na concepção do “Se-movimentar”, implementando procedimentos didático-metodológicos a partir das Concepções Abertas às experiências de movimentos das crianças da Educação Infantil, nível III. Para tanto, utilizamo-nos de categorias de análise, sendo uma delas as atividades de experiência corporal. Nesta perspectiva, a proposta estimulou a reflexão sobre as possibilidades de fomento da emancipação do sujeito, vinculando a realidade a sua volta. Foi possibilitada a ampliação da cultura corporal de movimentos através do brincar. À medida que desenvolvíamos nossas aulas, percebemos que as crianças refletiram sobre a estrutura dos jogos, sobre as regras,  necessidades e interesses do grupo, para que as expectativas individuais e coletivas fossem atingidas. As experiências estabeleceram liberdade de expressão corporal, relações com o ambiente natural e autonomia para criar novas situações de movimento. Dessa forma, foi possibilitado o desenvolvimento de experiências do corpo; experiência com o corpo; experiência do corpo no espelho do outro; apresentação do corpo e a interpretação da linguagem corporal do outro. A proposta metodológica fez-se como um meio viabilizante na Educação Infantil, ao levarmos em consideração a vida de movimento desses sujeitos. Partindo de temas geradores, o educando foi estimulado à auto-reflexão, contribuindo na construção de seu mundo.

 

Palavras-chave: educação física escolar, educação infantil, experiência corporal de movimento.


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