SITUAÇÃO DE ESTUDO: O RIO CARIMÃ DA CIDADE DOS BARREIROS NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL

João R. de Freitas Filho, Ednaldo Ramos dos Santos, Gilvânia Pereira de Lima Santana, Sandra Verônica Dias Santana, Júlio César Rufino de Freitas, Juliano Carlo Rufino de Freitas

Texto completo:

PDF

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência Interdisciplinar desenvolvida e vivenciada por professores e alunos do Ensino Médio. A situação de estudo apresentada pelos professores foi “O rio Carimã”, a qual foi estudada por meio da situação-problema: O que acontece quando jogamos lixo e resíduos no rio Carimã? Nesse contexto, a temática foi explorada de forma contextualizada e interdisciplinar. A intervenção interdisciplinar proposta permitiu o desenvolvimento de atividades experimentais, favorecendo a integração de conteúdos da biologia, da física e da química. Sob a ótica dessas disciplinas procurou-se resolver a situação-problema. Visita as margens do rio, exibição de vídeo e pesquisas em fontes variadas (livros didáticos, revistas, periódicos, internet, etc.) contribuíram para construção de conceitos e aprendizagem significativa.

 

Palavras-chave: interdisciplinaridade, rio Carimã, situação de estudo.


Compartilhe