O TRABALHO INTELECTUAL ENTRE A NORMA E A HETERONOMIA

Katya Picanço

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Resumo

As políticas neoliberais ao atingirem a escola,  atuam  tanto  no plano da infra-estrutura  como  no plano pedagógico, via política e via discurso. Os Parâmetros Curriculares Nacionais ao atingir a escola, são o discurso que atuam como determinação máxima sobre o trabalho do professor/professorado. Esta determinação atua como  as normas abstratas característicos dos processos administrativos e que estão diretamente ligadas a racionalidade capitalista – a busca da qualidade, da eficiência, do rendimento. Ao se transformaram nesta    máxima, eles realizam um movimento ideológico que pensado sob a égide do neoliberalismo,  transpõem para a atividade docente – o trabalho intelectual a lógica capitalista do lucro em detrimento de uma racionalidade humanista, transportando a  atividade do professor não para  desvendar do real e sim para  o seu ocultamento.

 

PALAVRAS-CHAVE: PCNs; trabalho intelectual; heteronomia; alienação.



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