AS CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA GENETICA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL

Marta Dama sio dos Santos Silva, Solange Franci Raimundo Yaegashi

Texto completo:

PDF

Resumo

O objetivo deste trabalho e discutir as contribuições da Psicologia para a Educação Musical, particularmente sob o referencial teórico da Epistemologia Gene tica de Jean Piaget. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde autores como Piaget e outros que seguem sua corrente teórica, foram consultados. Procurou-se abordar os pontos-chave da teoria de Piaget, no que tange ao estudo da origem do conhecimento humano em suas etapas especıficas, a forma como esse conhecimento se processa, bem como as contribuições obtidas a partir da leitura da obra de Piaget como referencial teórico para a Educação Musical. Concluiu-se que e imprescindível um conhecimento aprofundado das etapas que explicam o desenvolvimento dos processos de cognição, afim de que os educadores sejam capazes de organizar o pensamento pedagógico em música, de modo a nortear suas ações educativas, favorecendo desse modo a formação de alunos que participem efetivamente do processo de construção do conhecimento musical.

 

Palavras-chave: educação musical, epistemologia genética.



Compartilhe