FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Christiane Burkert Teixeira

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre algumas tendências contemporâneas na formação de professores. As tendências dos estudos na área de formação de professores te m mudado nas últimas décadas. Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos, na década de oitenta, tornaram a atuação do professor em sala de aula um importante objeto de investigação. Desde então, a prática docente em sala de aula vem sendo valorizada como fonte de saberes, imprescindível a formação de professores. Desta forma, uma das tendências contemporâneas na formação de professores está voltada às práticas docentes, aos saberes que o professor desenvolve a partir de suas atividades em sala de aula. No Brasil, esses estudos surgiram a partir da década de noventa. Desde então, o nu mero de publicações na área vem crescendo. As tendências contemporâneas na formação de professores estão baseadas em princípios éticos e investigativos. Na formação de um profissional prático-reflexivo, capaz de auto-desenvolvimento numa perspectiva crıticoreflexiva. Um profissional capaz de relativizar seus saberes, questionando-os em busca de novos saberes, que também serão relativizados, questionados, refletidos, analisados, numa busca incessante por saberes revestidos de episteme. As tendências contemporâneas na formação de professores consideram o docente como um profissional autônomo, como um intelectual em contınua formação, capaz de refletir constantemente sobre e nas práticas e experiências cotidianas. As tendências contemporâneas na formação de professores incluem o desenvolvimento pessoal, o profissional e o organizacional. De forma que, a identidade docente seja compreendida como a indissociabilidade entre a identidade pessoal e profissional do professor.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; Tendências Contemporâneas na Formação de Professores; Saberes Docentes.



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