PROFESSORES EM SALA DE AULA: PROFISSIONALIZAÇÃO EM BUSCA DE AUTONOMIA

Luciana Miyuki Sado Utsumi

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Resumo

O presente estudo tem como pressuposto que o papel do professor implica uma tal responsabilidade que resulta em uma exigência de aperfeiçoamento constante para que este profissional possa apresentar-se capaz de uma ação pedagógica efetiva, eficiente e eficaz. Através da minha própria experiência profissional, pude constatar que inúmeras vezes nos sentimos sozinhos, sem instrumentos adequados para realizar, na prõ tica cotidiana em sala de aula, a tarefa de educar que sempre intencionamos. De modo geral, queremos assumir posições que se fundam em conhecimento atualizado, segurança intelectual e tranquilidade emocional. Por um lado, isto se torna objeto de preocupação quando temos consciência de que nos cabe agir de forma tal que os nossos alunos efetivamente aprendam, principalmente em função das oportunidades de democratização crescente que lhes propiciarmos, tendo em vista o acesso de cada um aos saberes considerados desejáveis no presente. Por outro lado, isto nos leva a considerar que cada professor precisa saber elaborar e realizar, efetivamente, um projeto de ensino claro e adequado à prática profissional que lhe é possível realizar, em consciência com o mundo em que estamos vivendo. Nesta perspectiva, o professor precisa aprender a refletir sobre formas de redimensionar a sua prática pedagógica para aprimorá-la, de modo a contemplar quer os termos da realidade quer os interesses usuais das crianças. Um professor assim caracterizado corresponde ao profissional engajado na prática docente, manifestando atitude de reflexão sobre esta mesma prática, não apenas antes, em sua preparação, mas durante o seu desenrolar e depois desta, procurando extrair da própria ação elementos que ajudem a constantemente melhorá -la. Vale, também, considerar que o progresso da escola é indissociável de uma crescente profissionalização dos professores, ` medida que esta pode assegurar uma elevação progressiva dos níveis de participação e autonomia do trabalho docente. Sob tais aspectos, merece destaque a prática reflexiva dos professores em suas ações

pedagógicas em aulas que busco enfocar neste trabalho.



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