REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR: A BUSCA DA INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM PROJETO INTEGRADO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

Texto completo:

PDF

Resumo

O trabalho reúne idéias constituintes do modo singular de perceber aspectos significativos da carreira docente. Os momentos vividos e re-vividos tem significado especial na medida em que refletem pra ticas sintonizadas com uma perspectiva de intervenção nos processos educacionais em curso. Esboça, para isso, compromisso em resguardar como frentes fundamentais e indissociáveis das universidades: o ensino, a pesquisa e a extensão. Traz reflexões extraídas de vários momentos vivenciados por mim em projeto integrado de formação de professores; projeto vinculado ao Programa Integrado de Apoio ao ensino, Pesquisa e extensão á PROINT- da Universidade Federal do Para , no ano 2001, no município de Marabá, envolvendo graduandos e professores de letras e Pedagogia. O referencial de análise sobre a prática dialoga com Alarcão (1996, 1998, 2003); Nóvoa (1992a, 1992b, 1995); Sch¨n (1992), Perrenoud (1993,2001); Zeichner(1993, 1998, 2002) e outros que tratam da abordagem reflexiva na formação de professores ou convergem em suas idéias para esse enfoque. Atenta para aspectos que correlacionam a formação inicial e continuada de professores, no caso, de graduandos em pedagogia e Letras; a formação de professores atuantes no magistério fundamental, 1â a 8â série, de Marabá , e , principalmente, modos de ser, agir e estar na profissão docente na universidade, valorizando e exercitando a reflexão sobre a pra tica, com destaque para três pontos basilares na formação de professores, seja ela inicial ou continuada: a articulação ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade e a formação continuada. As reflexões construídas apontam possibilidades de, por um lado, alimentar aconstrução de uma pra tica situada, e de outro, trazer modelos alternativos de ações concretas dessas ênfases na formação de professores.

 

Palavras-chave: Formação de professores, reflexões sobre a prática, interdisciplinaridade, ensino, pesquisa, extensão.