O Currículo de Formação de Professores e as Questões Culturais

Glória Graçano SOARES

Resumo

A escolha desse tema se dá em meio ao desafio atual e complexo de reconhecer que os processos educativos se desenvolvem no âmbito de diferentes configurações, onde muitos movimentos sociais e de caráter identitário questionam o universo escolar e sugerem propostas na visão de uma “cultura escolar” (FORQUIN, 1993) mais plural. Cultura e currículo trazem consigo uma relação antiga, onde a função de, apenas, transmissora de cultura não corresponde mais a complexidade do papel dessa instituição social, frente aos desafios que ela tem sido chamada a enfrentar na nossa contemporaneidade. Nesta pesquisa procuro responder, através de levantamento de trabalhos publicados em uma década, como tem sido o interesse de pesquisadores em relação à forma de como as questões culturais estão sendo incorporadas ao currículo de Pedagogia. Pude concluir que, mesmo apesar da pertinência da temática, ainda há uma escassez de trabalhos na área.

 

Palavras- Chave: formação de professores, currículo, questões culturais

 



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