O CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS QUESTÕES CULTURAIS

Glória Graçano Soares

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Resumo

A escolha desse tema se dá em meio ao desafio atual e complexo de reconhecer que os processos educativos se desenvolvem no âmbito de diferentes configurações, onde muitos movimentos sociais e de caráter identitário questionam o universo escolar e sugerem propostas na visão de uma “cultura escolar” (FORQUIN, 1993) mais plural. Cultura e currículo trazem consigo uma relação antiga, onde a função de, apenas, transmissora de cultura não corresponde mais a complexidade do papel dessa instituição social, frente aos desafios que ela tem sido chamada a enfrentar na nossa contemporaneidade. Nesta pesquisa procuro responder, através de levantamento de trabalhos publicados em uma década, como tem sido o interesse de pesquisadores em relação à forma de como as questões culturais estão sendo incorporadas ao currículo de Pedagogia. Pude concluir que, mesmo apesar da pertinência da temática, ainda há uma escassez de trabalhos.

 

Palavras- chave: formação de professores, currículo, questões culturais



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