POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO ONLINE

Franciele Luci Matucheski, Patrícia Lupion Torres

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as potencialidades e limitações do uso de ambientes virtuais de aprendizagem para a formação de professores na modalidade a distância. As inovações tecnológicas são essenciais no contexto acadêmico, pois, propiciam tanto um aumento na qualidade das aulas presenciais quando bem utilizada quanto uma maior acessibilidade aos estudos. Para flexibilizar e potencializar a formação dos docentes, os ambientes virtuais de aprendizagem ganham destaque, pois, além de ampliar as possibilidades de formação, também promovem uma aprendizagem significativa por meio de suas ferramentas. A análise dos dados deste trabalho está apoiada em renomados autores da temática EAD, como FORMIGA (2009), MATOS; TORRES (2009), MORAN (2006), SILVA (2006). Esta pesquisa aponta que os professores mostraram-se resistentes à modalidade de ensino online, uma vez que, necessitam da presença física do professor, além de não possuírem autonomia para gerenciar os seus estudos, o que pode ser justificado pelo ensino tradicional herdado da educação básica. Porém, mesmo resistentes à EAD, esses professores em sua grande maioria alcançaram uma aprendizagem significativa e aprovaram as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem que possuem uma boa organização pedagógica.

Palavras-chave: educação a distância; ambientes virtuais de aprendizagem; formação de professores.