A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Wagner de Deus Mateus, Luana Monteiro da Costa

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Resumo

Os Mapas Conceituais quando devidamente utilizados e aplicados como recurso didático no Ensino de Ciências Naturais tornam-se instrumentos potencializadores contribuindo para a aprendizagem significativa dos alunos. Este artigo sugere a utilização dos Mapas Conceituais como uma estratégia inovadora e dinâmica para viabilizar a aprendizagem significativa no Ensino de Ciências Naturais com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede publica de ensino em Manaus, Amazonas. O trabalho está baseado em uma pesquisa bibliográfica e descreve a elaboração de um jogo denominado “Criando Relações”, utilizando palavras e temas-chave da componente curricular Ciências Naturais, contendo diversas maneiras de aplicação para o 8º ano do Ensino Fundamental na respectiva área, podendo ser utilizado como recurso avaliativo ou organizador prévio. Esse recurso didático tende a ser um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais contrastando com a didática tradicional dos docentes de Ciências Naturais, tornando suas aulas mais atrativas, dinâmicas e eficazes, potencializando a aprendizagem significativa.

 

Palavras-chave: Mapas Conceituais; Ciências Naturais; Aprendizagem Significativa.