RAZÕES HISTÓRICAS PARA PROBLEMAS COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INSTITUIÇÕES ESCOLARES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NORMATIZADAS A LUZ DO PROCESSO ECONÔMICO.

Zé Raimundo Oliveira Lima

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Resumo

Resumo: Este estudo propõe-se a fazer uma reflexão sobre a maneira como foi conduzido o processo educacional no Brasil: sem política educacional clara do ponto de vista de uma educação ampla e libertária, propiciando uma escola de comportamento organizacional que se espelha nas organizações produtivas no intuito principal de servi-las, o que contribui para uma educação de qualidade ruim. Esse processo se dar puxado pela evolução da economia brasileira, inicialmente um modelo agroexportador e posteriormente, industrial tardio. Nesta perspectiva, será observado no processo histórico, o processo de legalização através das Constituições e formalização educacional, bem como o concomitante e sugestivo processo econômico que não dá conta de um formato educacional para satisfazer a toda sociedade de maneira ampla e libertária, negligenciando o cultivo ou respeito à relação entre os processos educativos não formais ou populares e os processos formais o que certamente se fosse considerado resultaria numa criticidade entre os polos (formal não formal), benéfica à qualidade da educação como dimensão de formação social do cidadão na sua integralidade.



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