O PAPEL DA CONFIABILIDADE NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: REFLEXÕES ENTRE BRASIL, ESTADOS UNIDOS, JAPÃO E CORÉIA DO SUL

Elio Ferrato, Eduardo Eugênio Spers, Antonio Carlos Giuliani
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20040302011

Texto completo:

Artigo

Resumo

Dyer e Chu (2003) desenvolveram um estudo empírico a respeito da relação confiabilidade entre montadoras e fornecedores automobilísticos nos Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul nos anos de 1993 e 1994.  Baseado nos parâmetros apontados por Dyer e Chu este estudo tem o propósito de analisar a confiabilidade na relação fornecedor-comprador na indústria automobilística brasileira no ano de 2004, estabelecendo certa comparação com aqueles outros países. A confiabilidade nas trocas econômicas tem sido vista por alguns analistas como ativo econômico de valor em razão dos custos de transação (ex ante e ex post) inferiores, os quais permitem maior flexibilidade para responder às condições de mercado em constantes mudanças e induzem a um maior compartilhamento de informações, que provoca melhorias na coordenação e estrutura de governança, juntando assim esforços para minimizar as ineficiências, fatos que sustentam duas das hipóteses do estudo.  Uma quarta hipótese que trata de verificar se quanto maior a confiabilidade entre as partes menores são  os custos de transação e melhor performance dos lucros não têm a evidência necessária neste estudo. Baseado nos dados do trabalho de Dyer e Chu, o objeto deste estudo é realizar uma análise qualitativa da relação entre uma montadora estrangeira instalada no Brasil e alguns de seus fornecedores de autopeças. Nas considerações finais deste trabalho  ficam reforçados os argumentos teóricos de que a confiabilidade reduz custos de transação nas relações de troca e incrementa o compartilhamento de informações na relação fornecedor-comprador.

 


Palavras-chave

Confiabilidade; relação fornecedor-comprador; indústria automobilística; custos de transação


Compartilhe


Referências


ANFAVEA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS

AUTOMOTORES – Anuário Estatístico da Indústria Automobilística

Brasileira. 2003. São Paulo: A Associação 1996-2002. 152 p.

DORE, Ronald. Goodwill and the spirit of market capitalism. British Journal

of Sociology. XXXIV (4), 1983, p. 459-482

DRUCKER, Peter. The Concept of the Corporation. New York: John Day,

, 297 p.

DYER Jeffrey; CHU, Wujin. The role of trustworthiness inreducing transaction

costs and improving performance. Organization Science; Jan/Fev. 2003; 14,

; ABI/INFORM Global, p. 57

FUKYAMA, Francis. Trust: The Social Virtues and the Creation of

Prosperity. The Free Press, New York, 1995

HILL, Charles W. L.. National institutional structures, transaction cost

economizing, and competitive advantage: The case of Japan. Organization

Science, 6 (2), 1995, p. 119-131

KLEIN et al. Vertical Integration, appropriable rents and the competitive

contracting process. Journal of Law and Economics. 21, 1978, p. 297-326

MAYER et al. An integrative model of organizational trust. Academic

Management Review. 20 (3), 1995, p. 709-734

QUADROS, Ruy et al. Globalização e Reestruturação da Cadeia Produtiva

da Indústria Automobilística: qual é o papel do Mercosul? Relatório Final

de Pesquisa para o IPEA. Mimeo. Campinas: GEMPI/DPCT/IG/Unicamp,

QUADROS, Ruy. Global Quality Standards, Chain Governance and the

Technological Upgrading of Brazilian Auto-Components Producers.

Brighton: Institute of Development Studies, 31 p. Working Paper n. 156, Maio

de 2002.

SAKO, Mari. The role of “trust” in Japanese buyer-supplier relationships.

Ricerche Economiche XLV (2-3), 1991, p. 449-474

SHANE, s. The effect of national culture on the choice between licensing and

direct foreign investments. Strategic Management Journal 15, 1994, p. 627-

WILLIAMSON, Oliver. Comparative economic organization: The analysis of

discrete structural alternatives, Administrative Sciences. Quart. 36, 1991, p.

-296.

WOMACK et al. A Máquina que Mudou o Mundo. Rio de Janeiro: Campus

Editora, 1992, 347 p.

YIN, Robert K. Designing Case Studies. In:___Case Studies Research:

Design and Methods. London: Sage Publications, 2nd edition, 1994, cap. 2,

p. 18-53 (Edição em português).

ZAHEER et al. Does trust matter? Exploring the efrects of interorganizational

and interpersonal trust on performance. Organizational Science. 9 (2), 1998,

p. 141-159.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.