UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS PROMISSORES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA INTERNET NO GOVERNO BRASILEIRO

Luiz Alberto Rocha de Lira, Roque Pereira Batista
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20020101001

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Artigo

Resumo

Este artigo, apresenta um estudo de caso no âmbito da Administração Pública, que aborda a experiência do SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados na implantação do Governo Eletrônico, bem como a sua contribuição, haja vista, a larga experiência adquirida nos processos modernos de Tecnologia da Informação adquirida pela empresa ao longo dos anos. O estudo mostra, os avanços internos e externos obtidos pela Agência a partir de uma análise de suas competências tecnológicas, tendo por base estudo analítico da matriz de competências tecnológicas desenvolvidas por Figueiredo (2001), onde são apresentados os níveis dessas competências em dois grandes segmentos técnicos da empresa: Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Engenharia de Redes. A partir dessa abordagem pôde-se identificar as potencialidades da empresa para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação inovadoras que poderiam contribuir de forma decisiva para a implantação do Governo Eletrônico aproveitando as capacidades técnicas instaladas, agregando-se ainda, as experiências acumuladas e as ações da Empresa voltadas para atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. O Governo eletrônico encontra-se em estágio avançado, na sua implantação, programas como, Sociedade da Informação, contribuíram favoravelmente para o avanço na construção de projetos direcionados para linhas de ação bem definidas e que indicassem novas alternativas, são elas: mercado, trabalho , universalização de serviços, formação para a cidadania, educação na sociedade da informação, novos conteúdos, identidade cultural, Governo ao alcance de todos, P&D, tecnologias- chave e aplicações, infra-estrutura avançada e novos serviços. Entretanto, seria ainda necessária, uma estratégia para avançar nesse novo cenário virtual no âmbito da Internet. Dessa forma, surge um contexto de relações baseadas no Governo Eletrônico (e-gov). Essa nova estratégia passa pelo provimento de serviços à sociedade nos meios de G2C (relacionamento governo/cidadão) e G2B/G2I (Governo com as empresas e a Comunidade Financeira), bem como o interno G2G (Governo se relacionando internamente ou entre níveis e esferas). Nesse novo cenário, o governo passa a delimitar ações a serem desenvolvidas para a concretização desse projeto inovador, contando com um grupo interministerial para discutir as estratégias e, principalmente com a ajuda do Serviço Federal de Processamento de Dados- SERPRO, para o desenvolvimento e consolidação das novas técnicas de comunicação eletrônica, tanto para o aprimorando dos sistemas existentes, como na criação de novas formas de comunicação e compartilhamento de dados.


Palavras-chave

Governo Eletrônico; Tecnologia da Informação; Internet; Competências Tecnológicas


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