Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo

Renata Giovinazzo Spers, Celso Custódio Carneiro, Oscar Julio Filho, Pedro Américo Abreu Junior, Zachari Mateev, James Terence Coulter Wright
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20090801002

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Artigo

Resumo

No campo de oportunidades que a população de classe de baixa renda apresenta, esse artigo visa analisar essas oportunidades na área do turismo, com o objetivo de propor um modelo de turismo voltado para as classes C e D, especificamente na região de São Paulo (capital) e verificar sua aceitação junto à população de baixa renda. O modelo foi estruturado com base na teoria sobre o mercado popular, adaptando serviços de turismo existentes aos interesses e renda disponível deste segmento popular, tendo em vista o referencial conceitual analisado. A partir de uma pesquisa de campo, pode-se comprovar que as mudanças propostas para estruturar o modelo de turismo para baixa renda tiveram boa aceitação pelo público-alvo. Este público busca um pacote turístico com boa qualidade, preço baixo e com supressão de serviços dispensáveis (como arrumação do quarto todos os dias, refeições e televisão no quarto). Além disso, pode-se notar o interesse desse público por alguns roteiros de turismo e passeios ecológicos, representando uma oportunidade a ser explorada junto a uma parcela da população disposta a gastar parte de sua renda com o lazer, especialmente com viagens.

 


Palavras-chave

Estratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popular


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