Redes sociais digitais: uma análise de utilização pelas instituições de ensino superior do sistema ACAFE de Santa Catarina

Luis Cesar Mondini, Maria José Carvalho de Souza Domingues, Rion Brattig Correia, Vanessa Edy Dagnoni Mondini
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20121101003

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Artigo

Resumo

RESUMO

Sabe-se que o conhecimento é colaborativo e vem fomentando o surgimento das inúmeras propostas de ambientes em rede que possibilitam a troca de informações. De maneira estratégica, estas redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior como elementos de fortalecimento da marca institucional e ampliação do relacionamento. Assim, este trabalho procurou identificar as redes sociais utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior do sistema ACAFE de Santa Catarina e descrever a utilização destes ambientes como ferramenta estratégica. A pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva, com amostragem intencional. A análise das redes sociais confirmou a alta representatividade do Twitter, destacando-o como a ferramenta mais utilizada, por estar presente em 81% das IES, seguido pela utilização de Blogs, com 56% de presença nos sites das instituições. Por meio de entrevista foi aferida também uma preocupação por parte dos gestores IES no controle e manutenção das redes sociais.


Palavras-chave

Redes Sociais Digitais; Tecnologias da Informação e Comunicação; Instituições de Ensino Superior


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