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A comunicação verde fala por si? Efeitos na identidade corporativa e propensão de compra


 
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1. Título Título do documento A comunicação verde fala por si? Efeitos na identidade corporativa e propensão de compra
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Simone Alves Pacheco de Campos; UFRGS; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Lisiane Celia Palma; UFRGS IFRS; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Daiane Mulling Neutzling; UFRGS; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Luis Carlos Zucatto; UFRGS; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Luis Antonio Slongo; UFRGS; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Comunicação verde; Propensão de compra; Identidade corporativa
 
4. Descrição Resumo

A temática da sustentabilidade tem alterado o cenário estratégico das empresas diante de várias mudanças. Uma destas diz respeito às transformações nos critérios de decisão dos consumidores, que começam a predispor-se a tornar o verde a sua prioridade, atraídos por marcas que possuem princípios verdes. A partir disso, as empresas passaram a usar estratégias de comunicação dos seus princípios sustentáveis diretamente nas embalagens de seus produtos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar os impactos da comunicação verde na identidade corporativa e propensão de compra. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter quase-experimental e com design fatorial da ordem de 2 (Embalagens e Selos Verdes) x 2 (Identidade Corporativa e Propensão de Compra), manipulando a presença ou ausência do tipo de apelo utilizado (embalagem ou selos verdes). Como principais resultados, o estudo mostra que a identidade corporativa é percebida positivamente mediante a presença tanto dos selos quanto pelas embalagens verdes – sendo os primeiros mais efetivos – o que também influencia, de maneira positiva, na propensão de compra.

 

 

 
5. Editora Editora, localização Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES, Brasil
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2013-08-31
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento Artigo
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/1502
 
10. Identificador Digital Object Identifier (DOI) https://doi.org/10.5329/RECADM.2013016
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 12, n. 2 (2013): Maio-Agosto
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2013 Simone Alves Pacheco de Campos, Lisiane Celia Palma, Daiane Mulling Neutzling, Luis Carlos Zucatto, Luis Antonio Slongo
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.