Um estudo sobre a satisfação do consumidor esportivo que frequenta estádios de futebol em Belo Horizonte

André Francisco Alcântara Fagundes, Ricardo Teixeira Veiga, Danilo de Oliveira Sampaio, Caissa Veloso e Sousa, Élcio Eduardo de Paula Santana, José Edson Lara
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013004

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Artigo

Resumo

O esporte tem-se posicionado como importante indústria da economia mundial. Acredita-se que a promoção de relevantes eventos esportivos que estão agendados para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014, possibilitarão um desenvolvimento mais significativo dessa indústria. Considerando essa realidade, esta pesquisa tem como objetivo entender os motivos que levam os consumidores a frequentarem estádios de futebol, elencando fatores que possam contribuir para sua maior satisfação. Para a coleta de dados foram realizados três grupos focais na cidade de Belo Horizonte-MG. Como resultado, constatou-se que os principais motivos que influenciam os torcedores a frequentarem os estádios são: time de preferência; importância da partida; encontros sociais; acessibilidade ao ingresso; e garantia de segurança. Ademais, foi possível identificar fatores que contribuem com a satisfação: resultado da partida ser favorável ao time de preferência; eventos de entretenimento; serviços de melhor qualidade; transporte rápido e seguro; e conforto do estádio.

 


Palavras-chave

Consumidor esportivo; Estádios de futebol; Marketing esportivo; Comportamento do consumidor; Futebol


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