Orientação e Motivação Empreendedoras: evidências do empreendedorismo religioso

Victor Silva Corrêa
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2019018

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Resumo

Insere-se na literatura sobre Orientação Empreendedora (OE) a noção, prevalecente, de que seus atributos fundamentais – capacidade de inovação, proatividade, agressividade competitiva, assunção de riscos e autonomia – seriam empregados, essencialmente, à busca de oportunidades. No entanto, isso pode não explicar tudo. Evidências episodiais projetam luzes para o argumento de que outros motivos, ainda inexplorados pela literatura da área, poderiam se inserir aí. O presente artigo, de natureza teórico-empírica, insere-se na essência desse contexto. O objetivo é investigar fatores indutores da OE, isto é, motivações que impactam sua manifestação. Isso se faz através de duas formas principais: no âmbito teórico, ao associar à OE a literatura sobre motivações empreendedoras; no contexto empírico, ao investigar, sob abordagem qualitativa e estratégia de estudo de casos múltiplos holísticos, tipo particular de empreendedorismo, de natureza religiosa, altamente emergente e ainda pouco investigado no Brasil. Ao todo, 19 pastores neopentecostais responsáveis pela criação e condução de igrejas foram investigados. Evidências de campo permitem constatar serem os comportamentos da OE eclodidos em resposta à influência combinada de fatores associados à oportunidade, tal como já salientado pela literatura e, também, à necessidade de sobrevivência, tal como aqui identificado de maneira inovadora. Ao mesmo tempo, resultados de pesquisa permitem outras contribuições à literatura sobre OE, fornecendo-lhe interpretações inéditas.


Palavras-chave

orientação empreendedora; motivações empreendedoras; empreendedorismo, religião; pastor neopentecostal


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