E-MARKETING : UMA ANÁLISE DOS DIFERENCIAIS NECESSÁRIOS PARA ATUAR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO – ESTUDO DE CASO

Evelyn Aparecida Pucinelli, Antonio Carlos Giuliani
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20030202009

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Artigo

Resumo

Com a evolução do comércio eletrônico no Brasil, foi necessário uma reorientação por parte das empresas que por muitos anos estavam acostumadas com um tipo de comércio do comercial para efetuar a compra de um produto. No entanto, este tipo de transação comercial continua predominando num país que ainda possui diversas classes sociais, da qual a cultura de informação, a tecnologia ainda são precárias em relação aos países mais desenvolvidos. A prática de comércio on line no Brasil está em pleno crescimento, induzindo muitas empresas a operarem num novo tipo de mercado denominado loja virtual ou melhor dizendo, o mercado business to consumer, (B2C). Diante desse cenário, o estudo abordou as vantagens e desvantagens desta prática de comércio, apontando os principais aspectos que podem gerar problemas para as empresas operantes do mercado B2C. analisou-se a evolução do comércio eletrônico no Brasil e no mundo; a postura do consumidor brasileiro, identificando os fatores que ameaçam o e-commerce. Conclui-se com as reflexões os mecanismos necessários para driblar com esse novo tipo de implantação de um site eletrônico, através da análise de dois estudos de casos, as empresas Redemarket e Submarino, sendo apontado os aspectos importantes que são necessário para um bom funcionamento do e-marketing no mercado B2C.


Palavras-chave

marketing digital; comércio eletrônico; business to consumer


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