A CONVERSÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DO “LEARNING BY HIRING” NO PROGRAMA EMBRAER 170/190

Ricardo Gentil Peixoto da Costa, Henrique Pazos Siqueira Boclin, Luiz Alberto Nascimento Campos Filho
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20080701008

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Artigo

Resumo

Fim da década de 1990. A Embraer prepara-se para lançar um novo programa de aeronaves, denominado Embraer 170/190. Este programa representará um passo importante para a empresa, que almeja, através dele, consolidar sua posição dentre os líderes mundiais  na produção de aeronaves civis a jato e atingir um nicho de mercado ainda inexplorado. Mas a empresa não conta com todas as tecnologias de que necessita, decidindo por buscar no mercado internacional profissionais que lhe aportem as tecnologias de base das quais necessita. Como converter em conhecimento da empresa o conhecimento trazido por estes especialistas internacionais numa indústria de intensivo conhecimento tecnológico? Este artigo, baseado na revisão bibliográfica e no estudo do caso sobre o programa Embraer 170/190, explora a maneira como a Embraer conseguiu vencer este desafio, através da conversão do conhecimento mediante o Aprendizado pela Contratação, Learning by Hiring, colaborando para o estudo acadêmico do tema, em linha com a literatura existente no momento.

 


Palavras-chave

Conhecimento; EMBRAER; “Learning by Hiring”


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