Formação profissional e prática sustentável

João Carlos da Cunha, Ludmilla Meyer Montenegro, Natália Rese, Simone Crocetti
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013010

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Artigo

Resumo

O objetivo deste estudo é a discussão de ideias para a formação de profissionais comprometidos com a prática sustentável, visto que o conceito de sustentabilidade tem sido utilizado de forma constante nas empresas. A pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, e utilizou como método o estudo de três casos em um Instituto Federal de Ensino Superior, situado no estado do Paraná. A análise dos dados baseou-se nos princípios do paradigma e do modelo condicional/consequencial da grounded theory. Os resultados indicam que a adoção do conceito de sustentabilidade na prática profissional é um processo ainda em construção, uma vez que se percebeu pouco ou nenhum comprometimento com o conceito de sustentabilidade nos casos estudados. As conclusões indicam que: (1) os estudantes não têm claro o conceito de sustentabilidade; (2) a construção da noção de sustentabilidade como prática social tem um caminho relevante a ser trilhado; e (3) a sociedade precisa incorporar efetivamente a sustentabilidade como noção importante.


Palavras-chave

Sustentabilidade; prática social; ensino; formação profissional; educação sustentável


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