Comunicação da responsabilidade social na internet: uma abordagem voltada para o público interno

Thiago Braga Martins, Roberta Feitosa de Lucena Cavalcante, José Milton de Sousa-Filho
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2014015

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Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar as iniciativas voltadas ao público interno (colaboradores), com foco nas ações de responsabilidade social empresarial, comunicadas na internet pelas empresas cearenses classificadas no ranking Great Place to Work 2013. Para tanto, verifica-se o quanto tais empresas, consideradas “modelo” no relacionamento com seus colaboradores, comunicam suas iniciativas voltadas para o público interno em seus websites corporativos e apresenta-se uma proposta de mensuração e avaliação de conteúdo de websites corporativos na divulgação das iniciativas destinadas ao público interno. A abordagem de pesquisa é quantitativa, por verificar a ocorrência de determinados indicadores previamente estabelecidos, e quanto aos fins esta pesquisa é descritiva. No que diz respeito à coleta de dados, trata-se de pesquisa documental, de forma telematizada, através da internet, na medida em que explora e analisa o conteúdo dos websites das 40 melhores empresas para se trabalhar no Ceará. Verificou-se que o indicador mais presente foi o referente à comunicação das premiações recebidas pelo bom relacionamento com o público interno (86,8%) e os menos presentes foram os referentes às práticas inclusivas e afirmativas relativas ao colaborador, e à transparência e accountability (relatório social disponível) (15,8%).


Palavras-chave

Responsabilidade social empresarial; Internet; Reputação corporativa; Público interno; Great Place to Work


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