ALIANÇAS ESTRATÉGICAS DE ORGANIZAÇÕES: O APRENDIZADO INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE REDES

Julio Araújo Carneiro da Cunha, João Luiz Passador
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20070601008

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Artigo

Resumo

Os freqüentes relatos de insucesso na indução de associação de empresas vêm colocando em cheque as premissas tradicionalmente adotadas em estratégias associativas, pois em geral partem da premissa de que o imperativo é tecnológico, mesmo que não denunciem explicitamente esta percepção e orientação da escolha. O presente trabalho busca organizar, desta forma, um quadro teórico de referência para a discussão do modelo de redes baseado na necessidade da redefinição institucional. Entende-se instituição como estruturas de relacionamento estabelecidas por acordo social, com caráter de relativa permanência e identificável pelo valor e eficácia de seus códigos de conduta, em grande medida expressas formalmente em diplomas legais. Prevêem estas orientações institucionais a autonomia dos atores participantes e o acordo livre de vontades. Trabalhando, fundamentalmente, com o conceito de confiança e economia institucional, estimula a revisão dos trabalhos que apresentam casos de sucesso em formação de redes de organizações, bem como sugere o uso dos casos de insucesso como objeto de entendimento do fenômeno de intensificação da formação de redes.

Palavras-chave

aliança; conhecimento; rede


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