CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

Ilan Avrichir, Fernando Dewes
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20060502005

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Resumo

A avaliação do desempenho de professores universitários por seus alunos tem sido objeto de muitos estudos. Boa parte deles é no sentido de desenvolver critérios e formas de avaliação. Outra parte é direcionada para o questionamento e reflexão quanto aos problemas e possíveis benefícios da mesma. Por meio deste estudo desenvolveu-se uma escala destinada a avaliação do desempenho do professor. Suas propriedades psicométricas foram identificadas em duas fases. A primeira delas envolvendo 37 assertivas relacionadas ao desempenho do professor. Os resultados desta fase sugeriram a redução do número de assertivas, para possibilitar o emprego de ferramentas de estatística destinadas à identificação e análise das suas propriedades psicométricas. Na segunda fase do estudo foram encontrados índices satisfatórios de consistência e precisão. A análise fatorial sugeriu a presença de dois fatores, também com índices aceitáveis, indicando a validade do instrumento para o universo representado por sua amostra. Sugerem-se novos estudos para conferir maior amplitude de utilização do instrumento.

Palavras-chave

Avaliação de professores por alunos; análise fatorial; medidas psicrométricas; validade de escalas


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