Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva

Bruno Vinícius Ramos Fernandes, Josué Lins Silva, César Augusto Tibúrcio Silva
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20090802006

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Artigo

Resumo

Este trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação.

 

 

 

 


Palavras-chave

Leilão de preço reserva; maldição do vencedor; âncora aleatória


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