GESTÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE) [doi: 10.5329/RECADM.20080701004]

Luciano Castro de Carvalho, Amélia Silveira, Nelson Heim, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


RESUMO

A gestão ambiental é assunto relevante. A análise das práticas decorrentes da legislação da Política Nacional de Meio Ambiente, nos cursos de graduação em administração, no que se refere à capacitação de docentes, de formação de discentes, se constituiu no objetivo deste estudo. Este se realizou no total das 15 instituições de ensino superior (IES) que integram o Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A pesquisa foi exploratória, com método qualitativo, por meio de entrevista com os coordenadores dos cursos de administração destas IES, na primeira fase. Tornou-se descritiva, com método quantitativo, em sua segunda fase. Os resultados mostram que somente uma destas IES capacitou cinco professores para ministrar disciplina, conforme legislação vigente. Oito oferecem disciplina específica. Os coordenadores apontam cinco fatores como de influência para a realização de TCC dentro do tema: existência de disciplina, avaliação, professores capacitados, pesquisa no tema e material educativo desenvolvido pela IES.

 

Palavras-Chave

Ensino de administração. Interdisciplinaridade. Gestão ambiental.

 

 

ABSTRACT

Environmental management is important issue. The analysis of the practices under the legislation of the National Policy on Environment, in graduate programs in management, regarding the training of profesors, training of students, it was the aim of this study. This took place in total from 15 higher education institutions (HEIs) that comprise the system of Catarinense Association of Educational Foundations (CAEF). The research was exploratory, with the qualitative method through interviews with the coordinators of the courses of administration of these HEI’s, in the first phase. It is descriptive, with quantitative method, in its second phase. The results show that only five of these IES trained profesors to provide discipline as law. Eight offer specific discipline. The coordinators suggest five factors of influence as to the performance of TCC within the theme: the existence of discipline, assessment, professor training, research and educational material on the theme developed by IES.

 

Keywords

Education management board. Interdisciplinarity. Environmental management.

 


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Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RECADM
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ISSN: 1677-7387
doi: 10.21529/RECADM