PESQUISA NA GRADUAÇÃO. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DOS ALUNOS: A QUALIDADE CIENTÍFICA HOLÍSTICA

José Antonio Bonilla Castillo
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20050401007

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Artigo

Resumo

O artigo envolve uma proposta de avaliação para Trabalhos de Pesquisa Científica (TPC) na Graduação, que pode ser estendida para pesquisas feitas pelos Professores, pelas dissertações de Mestrado ou as Teses de Doutorado. Basicamente, se discute a natureza do método científico, mas se incorporam objetivos ético-sociais como inerentes e imprescindíveis à pesquisa. A interação de ambos elementos conduz a um novo conceito: “qualidade científica holística”, no qual se baseia a estrutura dos critérios de avaliação das pesquisas, num total de 24 (11 relativos aspectos científicos ou metodológicos; 08 relativos aos aspectos ético-sociais e 05 complementares). Sugerem-se pesos específicos para cada critério e através de um exemplo se mostra como classificar cada pesquisa num escala composta por seis níveis (excelente, muito bom, bom, suficiente, insuficiente e inaceitável).

 

 


Palavras-chave

Dimensão ética ; holística ; qualidade científica


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