O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Elisângela da Costa Almeida
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20030202010

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Artigo

Resumo

Considerando a tendência de crescimento das franquias em um país onde a taxa de mortalidade das pequenas empresas independentes é expressivamente alta, este estudo busca analisar o marketing mix de uma franquia de perfumes e cosméticos para tentar identificar quais seriam suas vantagens sobre as demais empresas independentes. Assim, é apresentado neste artigo, os conceitos e contribuições de alguns dos principais autores da área de marketing varejista, além de uma breve explicação sobre como funciona o sistema de franchising. A análise aponta que a franquia tem trabalhado bem seu marketing mix, embora existam alguns pontos a ser melhorados em suas táticas de preço e formas de pagamento. Conclui-se que a principal vantagem competitiva das franquias frente ás empresas independentes é o planejamento e a assessoria prestada pelo franqueador.

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Palavras-chave

marketing mix; franquias; O Boticário; pequenas empresas


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