UM ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DE MATERIAIS ELÉTRICOS A PARTIR DA ANÁLISE EM COMPONENTES PRINCIPAIS

Jucelia Appio, Maria José Carvalho de Souza Domingues, Andreia Luciana da Rosa Scharmach
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20080701003

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Artigo

Resumo

Este estudo relata os atributos de satisfação dos colaboradores de uma empresa de materiais elétricos, situada no Oeste de Santa Catarina. A amostragem é probabilística censitária, uma vez que abrange 72 colaboradores da empresa, distribuídos em três grupos de foco: matriz, filial 1 e filial 2. Adotou-se a técnica de incidente crítico, utilizando-se - como instrumento de coleta de dados - um questionário semi-estruturado com questões abertas. As respostas foram transformadas em unidades de significado e categorizadas através da análise de conteúdo. Em seguida, procedeu-se a fase quantitativa. Para melhor visualização, os dados passaram pela análise em componentes principais (ACP). Por um lado, constatou-se que o maior grau de satisfação dos colaboradores está relacionado ao fato de trabalharem em uma empresa organizada, que proporciona crescimento profissional e incentiva a formação das pessoas com cursos e treinamentos. Por outro, inferiu-se que os fatores de insatisfação referem-se ao relacionamento entre colegas, à falta de integração entre setores e à individualidade.


Palavras-chave

Satisfação; Técnica de Incidente Critico; Análise de Conteúdo; Análise em Componentes Principais


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