Controvérsias, conveniências e críticas na implantação da TV digital no Brasil: as negociações e os estratagemas retóricos empregados pelos agentes fomentadores

Roberto Bazanini, Sergio Farah
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20090801004

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Artigo

Resumo

Controvérsias, conveniências e críticas constituem a essência das discussões e disputas presentes nos atos humanos, se observados pela ótica da ciência social. Partindo-se do conceito da atividade do administrador como ciência social aplicada, o objetivo do trabalho está em investigar as polêmicas envolvidas nos estratagemas retóricos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista em profundidade embasada na metodologia proposta pela Análise Retórica, buscou-se delinear na concepção das estratégias decididas continuamente, as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. Os resultados da pesquisa apontam para a adoção do padrão japonês em perfeita consonância com os interesses dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecoms e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do surgimento das controvérsias, conveniências e críticas no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações.

 

 

 

 


Palavras-chave

Estratégia; Análise Retórica; TV Digital


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