Palavras do editor

Jorge M. Barreto
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2006.050101

Resumo

Como anunciado no último número da RESI (n. 2, ano 4), de dezembro de 2005, estamos neste número inaugurando as novidades prometidas. Assim temos um artigo que, se apresenta resultados de pesquisa, pode ser considerado como um tutorial sobre o uso do programa Matlab e sua caixa de ferramentas para estudo de sistemas nebulosos. Além dos artigos de pesquisa propriamente ditos, em número de 9, apresentam-se três resenhas de livros.

Tem sido feito um esforço para divulgar a revista além de nossas fronteiras e neste número são apresentados 3 trabalhos vindos do exterior, um de nosso país vizinho, Argentina e tres da Europa, dois da Bélgica e um de Portugal.

O último artigo, mostra uma aplicação importantíssima do Sistemas de Informação - seu uso em saude. O artigo trata de prontuários médicos e dentre outros detalhes, conta um caso de óbito devido a uma caligrafia ilisível em um prontuário, coisa difícil de acontecer com o uso da informática. Este artigo é também uma ponte para o próximo número que pretendemos dedicado á informática em saúde. Ete número especial contará com a colaboração da Professora Maria Aparecida Fernandes Almeida da PUC/Minas como editora convidada.

Este número mostra a penetração da RESI e confirma, mais uma vez, que o conhecimento técnico e científico não tem fronteiras, nem de países nem de assuntos - vivemos o início da era da globalização. É nossa esperança, que esta globalização seja um passo na direção da paz mundial, em que todos, respeitando as diferenças culturais entre os povos, em lugar de competirem por bens materiais, colaborem para a felicidade da humanidade.

Se RESI, que é gratuita, servir como um degrau na direção de uma UNIDADE baseada nas DIFERENÇAS, sem interesses materiais, estaremos recompensados em nosso trabalho.

Jorge M.Barreto
Editor Chefe



Compartilhe