Influenciadores em mídias sociais e o problema da autenticidade: um ensaio teórico

João Paulo Moreira Silva, Paulo Vitor Siffert, Marcelo de Rezende Pinto
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2023012

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Resumo

Avanços tecnológicos desencadearam, especialmente nos últimos anos, mudanças em níveis sociais, econômicos e culturais, incluindo-se o consumo pautado em plataformas digitais; esse movimento fez com que novas formas de consumo, produção e publicidade digital fossem descortinadas. Utilizando de arcabouço teórico, que se apoia na filosofia e nos estudos culturais, este ensaio tem como propósito discutir o papel de importante ator na dinâmica de consumo atual: os influenciadores em mídias sociais. Argumenta-se que tais atores atuam como disseminadores de inautenticidade – de forma geral, modos de vida que não tenham como sustentáculo a experiência individual. Esse ensaio tem o intuito de desenvolver proposições em relação às ações de comunicação que permeiam a disseminação de inautenticidade por meio do influenciador digital, integrando debates sobre endosso de celebridades, interação parasocial e conhecimento de persuasão. Decorrente das proposições levantadas, tem-se a elaboração de framework teórico inovador, que também é discutido. Como contribuições, destacam-se a abordagem inovadora para discutir importante ator social contemporâneo, assim como trazer luz a conceito difuso e polissêmico – autenticidade – para a literatura de marketing. Por fim, buscou-se problematizar a atuação de um tipo específico de influenciador, o microinfluenciador, como possível disseminador de inautenticidades em caráter mais complexo e de relativa preocupação atual.


Palavras-chave

autenticidade; inautenticidade; consumo; influenciador; mídias sociais


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