Influência de ações sustentáveis nas estratégias de green marketing em micro e pequenas empresas: uma análise baseada em casos múltiplos
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Considerando a escassez de estudos sobre sustentabilidade e marketing em pequenas empresas e, especialmente, sobre green marketing nessas empresas, este estudo pretende contribuir com essa lacuna e se propõe a analisar como as práticas sustentáveis influenciam as estratégias de green marketing em micro e pequenas empresas. A metodologia adotada foi a de estudo de casos múltiplos e evidências foram coletadas por meio de entrevistas e documentos em quatro empresas de micro e pequeno porte no segmento de reciclagem situadas no Estado de Sergipe. Os resultados demonstram que, embora a adoção de fontes renováveis de água e energia ainda seja tímida nas empresas estudadas, possivelmente, devido aos custos atuais desses recursos, as características sustentáveis intrínsecas aos produtos e serviços se destacam como um diferencial competitivo. Esta distinção tem incentivado tais empresas a inovar, incorporando preocupações ambientais em suas operações e estratégias mercadológicas. Contudo, identificou-se um consenso entre elas sobre a imperatividade de aprimorar suas estratégias de green marketing, adotando posturas mais proativas e educativas. Uma barreira significativa, conforme revelado pelo estudo, é a escassez de recursos financeiros e humanos, limitando investimentos mais substanciais em iniciativas de green marketing.
Palavras-chave
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Nota: Agradecemos os avaliadores pelas recomendações que contribuíram efetivamente para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das ideias do trabalho
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